Espécie: Trichogaster leeri
Origem: Malásia, Tailândia, Bornéu e Sumatra
Tamanho: 4-5cm
Tamanho máximo: 12cm
pH: 6.5 - 8.0
Temperatura: 24 - 28ºC
Tamanho mínimo de aquário: 160L
Alimentação: Omnívoros, além de plantas, como por exemplo, algas, o gourami pérola adora comida viva. Se der pequenas larvas, como larvas de mosquito ou pulgas d’água os seus peixes agradecem intensamente. No entanto, eles também não rejeitam flocos e comida congelada. Ao escolher a comida dos seus gourami pérola tenha em atenção o tamanho, visto que estes peixes têm a boca pequena e não conseguem comer alimentos de grandes dimensões.
Comportamento: Pode ser mantido em grupo, pares ou individualmente, podem partilhar o aquário com outros peixes, desde que estes sejam calmos e não sejam agressivos. Peixes que preferem viver no fundo do aquário, como o peixe-gato e outros da ordem Siluriformes dão-se muito bem como o gourami.
Por outro lado, não é aconselhável juntar espécies de peixes mais agressivos ou caranguejos aos gourami pérola, visto que existe o risco elevado de os peixes lutarem entre si. Tenha também cuidado com os camarões, visto que o gourami pérola facilmente come os camarões mais jovens.
Um aquário adequado às necessidades do gourami pérola tem que ter vários esconderijos. Assim, estes peixes algo tímidos adoram aquários cheios de plantas e raízes. Plantas que crescem em altura como, por exemplo, o pennywort brasileiro da água (Hydrocotyle leucocephala) ou plantas de folhas largas, como a lótus tigre (Nymphaea lotus) são excelentes escolhas.
*Imagem meramente ilustrativa.