Espécie: Pangio Kuhlii
Origem: Indonésia, Malásia e Tailândia
Tamanho máximo: 10cm
pH: 3.5 - 7.0
Temperatura: 21 - 26ºC
Tamanho mínimo de aquário: 50L
Alimentação: Omnívoro, aceita alimentos secos que afundam, mas também devem ser oferecidas refeições regulares de Daphnia viva e congelada, Artemia, verme sanguíneo, micro-verme, verme grindal, etc.
Comportamento: Pacífico, devendo ser mantido com peixes pacíficos e de pequeno porte, preferencialmente que não sejam agitados, espécies pequenas e pacíficas de ambientes semelhantes, como Boraras, Sundadanio, Rasbora menor, Trichopsis, Sphaerichthys, Kottelatlimia, etc., constituem os melhores companheiros de tanque. Um grupo de pelo menos 5-6 espécimes deve ser o mínimo adquirido
Use um substrato macio e arenoso, pois esta espécie gosta de cavar e tende a passar parte do tempo completamente enterrada. Quando cascalho mais grosso é usado, ela pode ficar estressado ou danificar-se, e o comportamento alimentar pode ser inibido.
Algumas raízes e galhos de madeira, colocados de tal forma que se formem muitos pontos de sombra, podem ser usados para adicionar estrutura à exposição e a adição de folhas secas forneceria cobertura adicional e ajudaria na simulação de condições naturais.
Uma iluminação bastante fraca também é preferível com plantas aquáticas de géneros como Microsorum, Taxiphyllum e Cryptocoryne adequadas.
A filtração suave, proporcionando um pouco de agitação superficial, é adequada e é melhor evitar altas taxas de fluxo.
*Imagem meramente ilustrativa.